domingo, 6 de maio de 2012

As mães

Durante esta semana estivemos a preparar surpresas para o grande dia da MÃE.


A Sara começou por apresentar dois quadros e pediu para os observarmos...


Depois de observamos estivemos a debater sobre as duas obras de arte...

O que observávamos...
O que tinham em comum...
O que poderiam querer transmitir...
O que representavam...
Quais as características de cada obra...


Chegámos à conclusão que ambas nos faziam lembrar as nossas mães...

Gustav Klimt - Mãe e Filho


Marc Chagall -Maternity


Ficámos muito curiosos para saber mais sobre estes artistas... vamos investigar mais sobre as suas obras nos momentos de expressões. 

Depois da nossa conversa,  a Sara teve a ideia de fazermos um "postal" diferente para as mães...

Apresentou-nos um texto muito bonito de Álvaro de Magalhães


"Limpo palavras.
Recolho-as à noite, por todo o lado:
a palavra bosque, a palavra casa, a palavra flor.
Trato delas durante o dia
enquanto sonho acordado.
A palavra solidão faz-me companhia.
Quase todas as palavras
precisam de ser limpas e acariciadas:
a palavra céu, a palavra nuvem, a palavra mar.
Algumas têm mesmo de ser lavadas,
é preciso raspar-lhes a sujidade dos dias
e do mau uso.
Muitas chegam doentes,
outras simplesmente gastas, estafadas,
dobradas pelo peso das coisas
que trazem às costas.
A palavra pedra pesa como uma pedra.
A palavra rosa espalha o perfume no ar.
A palavra árvore tem folhas, ramos altos.
Podes descansar à sombra dela.
A palavra gato espeta as unhas no tapete.
A palavra pássaro abre as asas para voar.
 A palavra coração não para de bater.
Ouve-se a palavra canção.
A palavra vento levanta os papéis no ar e
é preciso fechá-la na arrecadação.
No fim de tudo voltam os olhos para a luz
e vão para longe,
leves palavras voadoras
sem nada que as prenda à terra,
outra vez nascidas pela minha mão:
a palavra estrela, a palavra ilha, a palavra pão."

Álvaro Magalhães « o limpa-palavras» (excerto)
In Limpa-palavras e Outros Poemas, Edições ASA. 


Depois desafiou-nos a construir um texto semelhante mas com a palavra mãe...


Decidimos construir um puzzle com duas imagens diferentes. Uma com um dos quadros que foram explorados em sala de aula... e outra com a nossa mensagem especial..









"A palavra mãe aconchega o coração. 
A palavra mãe faz-me lembrar o amor.
A palavra mãe dá miminhos.
A palavra mãe não desaparece da nossa cabeça.
A palavra mãe tem mil valores.
A palavra mãe merece o bem. 
Mãe obrigada por tudo o que fizeste por mim, adoro-te e feliz dia da mãe!"

Francisco Valente





"A palavra mãe aconchega-me como um cobertor.
A palavra mãe dá-me coragem. 
A palavra mãe move montanhas.
A palavra mãe dá-me amor.
A palavra mãe é lindíssima.
A palavra mãe fabrica amor.
A palavra mãe dá-me o melhor.
A palavra mãe faz-me bem.
A palavra mãe faz-me feliz.
Mãe, obrigada por me criares."
G.S.


(os restantes textos serão publicados amanhã)



UM DIA MUITO FELIZ PARA TODAS AS MÃES!!!



Amanhã há mais surpresas...contamos com a presença de todas as mães!!



1 comentário:

  1. Tivemos uma semana em grande lemos mais um pouco do livro O anel magico, lemos ainda outro livro que o nosso colega Guilherme troce chamado A mãe que chovia e ainda estivemos a preparar as coisas para o dia da mãe. :)

    ResponderEliminar