sábado, 8 de outubro de 2011

Nós e o nosso percurso...


Este ano, como já estamos mais crescidos... a Sara desafiou-nos a sermos nós a organizar os nosso próprios materiais. Assim nos primeiros dias de aulas dedicamos-nos a essa tarefa.

Todas as semanas colocamos as nossas fichas de trabalho numas molas que estão nas várias mesas e grupos.

No final da semana, arquivamos todo o trabalho realizado no dossier "Escola-Casa / Casa-Escola", para que os nossos pais possam acompanhar o trabalho foi que realizado. 

Este ano decidimos ter uma nova organização neste dossier. Para além das folhas de cada semana, os dossiers têm todos uns separadores. Cada separador serve para guardarmos os resumos de cada área disciplinar. Assim, podemos ir consultando os instrumentos de trabalho de forma mais organizada. Por vezes ainda é difícil esta gestão e organização, mas com o tempo vamos conseguir cada vez melhor! 

Para além disto, continuamos a ter os instrumentos que regulam as nossas aprendizagens. Este ano também arranjámos uma nova forma de organizar a avaliação daquilo que vamos aprendendo. Na área de Registos temos uma listagem dos conteúdos que temos de trabalhar durante o ano letivo

Aqui, assinalamos coletivamente aquilo que vamos trabalhando ao longo dos períodos.

Desta lista sentimos a necessidade de planificar aquilo que seria trabalhado apenas no 1º período. Foi construída uma nova grelha de auto-avaliação individual.



Cada um de nós terá a grelha com os objetivos e conteúdos definidos para trabalhar durante aquele período de tempo. À medida que vamos trabalhando os conteúdos, fazemos o registo. Esta grelha permitirá que cada um de nós vá tomando consciência e se responsabilize pelo percurso de aprendizagem. Será um importante instrumento de pontos de situação mensais, para aferir o que precisamos de melhorar e as conquistas que já fomos fazendo. 

3 comentários:

  1. Gosto muito da maneira que nos organizamos e trabalhamos na sala e também a maneira como nos damos, gosto do trabalho que estabelecemos na sala. Beatriz ferreira

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito da nossa nova maneira de trabalhar na sala,e dos novos registos.
    Carlota Cesário

    ResponderEliminar
  3. concordo com tigo Carlota eu também gosto muito
    =).

    Madalena Bicho

    ResponderEliminar