sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

As preocupações de Billy



Este período, todas as semanas, a Sara prepara uma hora do conto diferente para nós, com atividades diversificadas.
Esta semana apresentou-nos  um livro especial que se chamava…
“As preocupações do Billy”.


Depois de lermos os textos para todos os colegas…

Chegou a vez de conhecermos as preocupações de Billy… eram realmente muitas… e curiosas.
A avó do Billy deu-lhe uns bonequinhos que se chamavam “Bonecos das preocupações” para que o Billy lhes contasse as suas preocupações e pudesse dormir tranquilo.
Então decidimos construir um “Boneco das preocupações” para nós…
Aqui estão alguns exemplos: 




Depois a Sara pediu para escrevermos um pequeno texto ou tópicos sobre as nossas preocupações.

Preocupa-me se a Sara H. chegar atrasada porque penso que ela pode estar doente.
Se não há paz no mundo.
Se não tenho amigos.
Se a minha família não está bem.
Se não cumprir um objetivo.
Se eu perder o meu lápis da sorte.
Se não voltar a conseguir andar de bicicleta sem mãos. 
(Salvador)

Preocupo-me em cuidar dos meus amigos.
Preocupo-me em fazer as coisas bem.
Preocupa-me ir para o 5º ano.
Preocupo-me com os meninos pobres.
Preocupa-me não poder ir mais além.
A minha curiosidade (posso meter o nariz onde não sou chamado).
(Frederico)






Preocupo-me:
Com a minha família
Com os meus amigos e com as pessoas da escola.
Com aquilo que não posso ser
Com as pessoas que não têm emprego
Com as pessoas que morrem da nossa família e das outras.
Com os meninos que não podem ir à escola
(Juliana)


Preocupa-me os meninos que se aleijam.
Preocupa-me o ambiente.
Preocupa-me não poder realizar os meus sonhos.
Preocupa-me a crise.                                                    
(H.)

Preocupa-me não poder voar.
Preocupa-me a amizade mais importante para mim acabar.
Preocupa-me ter preocupações.
Preocupa-me não ter a pessoa que eu mais amo ao pé de mim.
Preocupa-me as pessoas terem preocupações.
Preocupo-me se um dia não puder ter amor.
(C.)

Fico preocupada se não preparo a mochila.
Fico preocupada se não faço os T.P.C.
Fico preocupada de não gostar de muitas comidas.
Fico preocupada a cada dia que passa, estou a ficar mais velhota.
Fico preocupada se não conseguir ser livre.
Fico preocupada em errar.
Fico preocupada se não conseguir ser bailarina.
(Beatriz)

Preocupa-me tudo e todos os que estão no fundo do meu coração.
Preocupo-me a minha família que me ama.
Preocupo-me com os meus colegas que me ajudam.
Preocupo-me com a minha professora que não para de me ensinar coisas novas.
Preocupo-me com a minha vida e com o planeta, com os animais, as plantas e as árvores que nos fazem respirar e poder viver.
(G.)




Preocupa-me não poder ir ao futebol ou à natação.
Preocupa-me estar doente.
Preocupa-me não poder conhecer vários países.
Preocupa-me ter um amigo meu aleijado.
(Tiago)

Preocupa-me mudar de escola.
Preocupa-me que o mundo acabe.
Preocupa-me se for parar ao hospital.
Preocupa-me a minha família estar mal.
Preocupa-me saber o que vou ser quando for grande.
Preocupa-me discutir com amigos.
Preocupa-me não poder viajar mais.
(Carlota)

Preocupo-me com os meus defeitos
Preocupo-me por não saber o meu futuro
Preocupo-me em perder a minha família
Preocupa-me não ser feliz
Preocupa-me não poder voar
Preocupo-me com os meus amigos
(D.)

Preocupa-me que o mundo se torne numa lixeira.
Preocupa-me que a crise continue.
Preocupa-me que a minha família sofra.
Preocupa-me que a minha mãe me tire desta escola.
Preocupa-me que a Sara se esqueça de mim.
Preocupa-me que esteja sempre sozinha na próxima escola.
(Catarina)

Preocupa-me mudar de escola no 5º ano.
Preocupa-me que seja o fim do mundo em 2012.
Preocupa-me que o mundo dos dinossauros volte.
Preocupa-me que alguém da minha família morra.
Preocupa-me ser pequenino porque queria ser maior.
Preocupa-me nunca poder subir a uma árvore.
(Francisco)
Preocupo-me com a minha tia que está doente.
Preocupo-me com a morte.
Preocupo-me com os meus projetos.
Preocupo-me em melhorar a minha escrita.
Preocupo-me em partir um osso.
Preocupa-me não saber nadar.
Preocupa-me a palavra preocupação.
(Mariana)

Preocupa-me falhar.
Preocupa-me não ter amigos.
Preocupa-me não passar para o 4º ano.
Preocupa-me preocupar a minha família.
Preocupa-me ficar doente.
(Madalena)

Preocupa-me a minha dor de barriga.
Preocupa-me não ter histórias do Gerónimo Stilton.
Preocupa-me não poder  ir ao Egito.
(B. M.)

Preocupa-me que a minha família não seja feliz.
Preocupa-me que as pessoas não sejam todas simpáticas.
Preocupa-me que todos se aleijem.
Preocupa-me estar doente e não poder ir à escola
                                                                                                                     (B. B)







Preocupa-me de não ter ideias.
Preocupa-me não ter amigos.
Preocupa-me que as pessoas continuem a poluir.
Preocupa-me perder o Tomás Pereira como melhor amigo.
Preocupa-me não conseguir respirar debaixo de água.
(Miguel)


Preocupa-me que perca os meus amigos.
Preocupa-me que não volte a ver mais a minha professora.
Preocupa-me que um dia possa ser assaltado.
Preocupa-me que o sol não venha à Terra.
Preocupa-me que não tenha alguma pessoa para fala.
Preocupa-me que um dia não possa dizer ao meu pai e à minha mãe que gosto deles.
(Tomás)

Preocupo-me com a família.
Preocupo-me quando sair desta escola espetacular.
Preocupo-me quando tiver saudades da minha professora Sara.
Preocupo-me perder os meus melhores amigos.
Preocupo-me se alguém da minha família morre.                 (V.)

4 comentários:

  1. Bem tantas preocupações que todos nós temos!
    Beatriz

    ResponderEliminar
  2. Gostei de refletir as minhas preocupasões com a turma adorei.

    Miguel Curião

    ResponderEliminar
  3. Adorei dizer as minhas preocupações, para nos conhecer-
    mo-nos melhor.Também gostei muito de fazer os boneco das preocupações.


    Franciso

    ResponderEliminar
  4. NÃO ANDEIS ANSIOSOS POR COISA ALGUMA; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e A PAZ DE DEUS, que excede todo o entendimento, GUARDARÁ OS VOSSOS CORAÇÕES e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7)

    Apresento-vos o meu "boneco das preocupações": o meu Deus, a quem entrego muitas inquietações.

    Beijinhos
    Celeste Abrantes

    ResponderEliminar