terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Filosofia

Algumas das vezes que fomos ao Centro Cultural de Cascais, no âmbito do projeto da Escola Criativa, tivemos oportunidade de ver algumas apresentações de outros meninos. Alguns deles apresentaram trabalhos relacionados com a Filosofia.




Desde aí que ficámos muito curiosos por experimentar... 


Um dos nosso amigos fez então a proposta no diário de termos um momento semanal de filosofia. Combinámos que esse momento seria quinzenal.

"A filosofia para crianças é um programa pedagógico que visa desenvolver capacidades de raciocínio e do pensamento em geral, assim como as capacidades de verbalização do pensamento e aspetos cruciais de construção da comunicação, como o confronto de ideias e a reflexão de grupo." 
Dina Mendonça 

Seria por isso mais um momento ideal para trabalhar a discussão de ideias, a defesa de pontos de vista, a exposição e expressão oral, a contradição e claro isto tudo sem esquecer que a sala é feita de meninos, das suas histórias e das suas vidas. 

 Então de 15 em 15 dias, às quartas-feira reunimos em roda junto da casa da Gina Rosa. A Sara distribui um plano de discussão e falamos sobre aquele plano e refletimos sobre um determinado assunto. o primeiro tema foi: " As boas ideias".
Aqui fica um bocadinho deste final de tarde.... que tinha pernas para se prolongar pela tarde fora...

Já algum de vocês teve uma boa ideia?
- Sim!! (quase todos)
- Não eu nunca (H.)
- Eu, em vir para esta escola. (Cat.)
- Mais ou menos, nem sempre temos boas ideias. (G.)

Conheces outra pessoa que tenha tido uma boa ideia?
- Sim, a Dra. Fátima tem sempre boas ideias. Teve a ideia de fazer esta escola. (D.)
- A minha mãe tem sempre boas ideias para os meus textos. (B.B.)
- A Mariana teve uma boa ideia a trazer a casa para os pássaros. (B.M.)
- Os meus pais tiveram por eu ter nascido. (Carl)
- A minha mãe tem sempre boas ideias para o jantar. (To.)
- A nossa Gina Rosa, porque nos acolheu nesta sala. (Mi.)
- O Picasso teve muitas ideias em fazer as suas pinturas. (G.)
- A minha irmã porque me deu o meu nome. (J.)
- Estes momentos de filosofia foram uma boa ideia Sara (Mar.)

Como é que uma boa ideia é diferente de uma má ideia?
- Então se todos concordarem é sempre uma boa ideia. (Carol)
- Sabemos essa diferença porque quando uma ideia é má fazemos uma cara má. (To.)
- A maneira como reagimos indica se essa ideia é boa ou má. Os bons atos são considerados boas ideias, os outros não… (Fred.)
- Conseguimos saber se uma ideia é boa ou má se analisarmos o resultado dessa ideia no futuro. Aí conseguimos distinguir se vai ser uma boa ideia ou não. (Salv.)
- Concordam com o que a Carolina disse? (Sara)
- Não. Porque se todos concordarem destruir a escola, por exemplo, apesar de concordarem todos isso não é uma boa ideia. As boas ideias agradam-nos as más ideias não nos agradam. (Mi)
Que coisas são mesmo má ideia? (Sara)
 - Poluir o ambiente (Mi)
- Estragar uma brincadeira (B.M)
- Sair desta escola (Mi)
- Partir as coisas (To.)
- Estragar material da escola (Ti.)
- Mentir (Salv.)

É possível ter boas ideias sozinho? É possível ter ideias com outras pessoas?

- É mas… com outra pessoa é mais fácil (Carol.)
- Sim, estamos mais concentrados nas nossas ideias e objetivos quando temos ideias sozinhos. (Bea.)
- Sim porque sozinhos podemos fazer o queremos e ter as ideias que queremos. (To.)
- Acho que é melhor misturar ideias de outras pessoas… (Fred)
- Bem, eu acho que duas cabeças pensam melhor de uma. Uma pessoa pode ter uma ideia muito boa, mas duas pessoas transformam essa ideia numa excelentíssima ideia. (Mi)
- Sozinhos, demoramos mais tempo a ter ideias. A matemática diz que se uma pessoa faz 20, duas pessoas fazem 40. Duas pessoas a ter ideias é mais interessante. (Salv.)
- Acho que sim que é possível ter ideias sozinho. Com outras pessoas é complicado. Não conseguimos que seja sempre a nossa ideia. (G.)
- Eu acho que várias pessoas fazem a ideia com mais vida e mais enriquecida. (Mar.)

Quem inventou os óculos teve uma boa ideia?
- Sim porque se não a Mariana não conseguia ver tão bem. (Carl.)
- Sim para quem precisa deles. (Mar)
- Sim porque há pessoas que vêm mal. Se não tivessem óculos continuavam a ver mal. (D.)
- Eu acho que não teve boa ideia, não é por eu usar óculos. Mas algumas pessoas gastam muito dinheiro em óculos de sol. (Bea)
- Sim teve, ajudam-nos a ver melhor e a proteger do sol. (Cat.)
- Sim os óculos servem para vermos debaixo de água. É importante para viver, é importante vermos o que estamos a fazer. Algumas pessoas sem óculos não iam conseguir. (Fran)
Podemos repetir boas ideias das outras pessoas?
- Sim podemos repetir mas não copiar. (V.)
- Sim podemos, sem que os outros fiquem chateados. (B.M.)
- Só podemos tirar bocadinhos de ideias e transformar noutras coisas. (Franc.)
- Sim, mas… (Mar.)
- Nós podemos repetir uma brincadeira de outra pessoa. (B.B.)
- Sim podemos, mas podemos trocar algumas partes, por exemplo de um texto para não ficar igual. Porque se repetimos não estamos a pensar. São os outros que estão a ter boas ideias. (To.)
- Repetir não, mas recriar sim… (Carl.)
- Pode e não pode. Depende da ideia. (Carol)
- Não. Imaginem as pessoas escreverem livros todos iguais. Uma coisa é recriar… outra é repetir. Se repetimos é porque não temos boas ideias. (Mi)
- Acho que as pessoas devem ser diferentes e por isso ter ideias diferentes. (Salv.)

Uma boa ideia resulta sempre?
- Às vezes tenho uma boa ideia ou penso em alguma coisa para fazer mas não sei se vai resultar. (V.)
- Não, porque às vezes uma boa ideia pode transformar-se numa ainda melhor… Algumas ideias são boas mas não as conseguimos realizar. (Cat.)
- Às vezes não resulta. Uma experiência pode falhar. (B.M.)
- Acho que nem sempre dá bom resultado. Um dia tive uma boa ideia e depois resultou mal. (H.)
- Não resulta sempre. Queremos fazer uma coisa muito gira, mas depois não conseguimos. (Franc.)
-  Acho que resulta sempre. Nós percebemos logo, quando se faz essa experiência… quer dizer se calhar pode não correr bem… (B.B.)
- Mais ou menos. Eu posso ter uma boa ideia de ir até Espanha, mas não poder ir. Quero fazer um desenho para alguém mas o desenho pode ficar mal feito… (J.)
- Num momento parece uma boa ideia mas depois podemos perceber que afinal não era boa ideia e que não resulta. (Salv.)

Ficamos sempre bem-dispostos depois de ter uma boa ideia?
- Sim porque as boas ideias, deixam-nos bem-dispostos. (Ti.)
- Às vezes, porque se a boa ideia não correr bem, depois ficamos tristes porque não funcionou. (G.)
- Sim porque quando temos uma boa ideia ficamos felizes por ter pensado. (To.)
- Sim porque a seguir a ter uma boa ideia, ficamos a pensar em coisas boas. (Mar.)

Para viver é preciso ter boas ideias?
- Sim, porque a maior parte da nossa vida é feita de ideias. (Carol.)
- Não podemos viver só com boas ideias. Algumas são boas, mas às vezes também há umas más… (Cat.)
- Sim porque se tivermos uma ideia má ou perigosa podemos ficar sem vida. (Franc.)
- Não porque se não tivermos boas ideias, só vamos ter más e podemos sofrer algum dano. (B.B.)
- Sim porque para viver é preciso ter boas ideias. Se eu não souber o perigo que é atirar-me de uma ponte, posso correr o risco de ficar sem vida. Para estarmos bem aqui é preciso ter boas ideias para que não nos aconteça nada de mal. (Bea.)

2 comentários:

  1. Gostei de ver a vossa troca de ideias e achei esta iniciativa muito importante.
    Espero que estas "discussões" vos ajudem a crescer e a ser mais maduros! Espero também que utilizem estas aprendizagens no vosso dia a dia!
    Filipa

    ResponderEliminar
  2. Que divertido é ler o vosso tempo de filosofia. os meninos e as meninas são fantásticas /os.
    As coisas que dizem e sabem!!!
    Mãe da Beatriz e Beatriz

    ResponderEliminar